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  COMPROMETIMENTO DE FUNCIONÁRIOS
 

Veja:

  • Apenas 21% das pessoas se comprometem com os resultados da empresa;

  • 61% não estão comprometidos;

  • 18% das pessoas jogam contra, prejudicando a empresa.

 

"Faça seus funcionários literalmente vestirem a camisa da sua empresa, comprometendo-os."

Realizada pelo segundo ano consecutivo, em onze regiões metropolitanas, pesquisa da Gallup Organization sobre o Comprometimento da Força de Trabalho Brasileira revela que apenas 21% dos profissionais estão comprometidos, ou seja, têm paixão pelo trabalho que realizam.

 
METODOLOGIA DO TREINAMENTO VIVENCIAL

• Trabalha Emocional x Racional;
• Trabalha todos os sentidos (corpo, visão, audição, imaginação, percepção, empatia, reação), em todas as circunstâncias;
• Vivencia na prática de desafios propostos;
• Passa a sentir na “pele” os desafios e a vitória de superar os desafios (sucesso conquistado);
• Introduz mudanças comportamentais;
• Idéias de inovação e comprometimento para resultados da área ou da empresa;
• Analogia com o dia-a-dia (racional);
• Sentimos => (então) Vemos o resultado => Experimenta no dia-a-dia => (então aplica) Faz a mudança no dia-a-dia;
• É treinamento ativo (participativo) e não passivo;
• Passa a descobrir suas (dos participantes) capacidades de novas possibilidades e oportunidades na realidade da empresa e do mercado.

 
 
CICLO DA APRENDIZAGEM VIVENCIAL
     

Planejamento e Aplicação de Novos Comportamentos

 

Vivência da Experiência (prática ou simulação)

Testar / Experimentar Conceitos em Novas Situações

 

Observações e Reflexões sobre a Vivência


O objetivo fundamental do treinamento vivencial é fazer o participante vivenciar e degustar sensações evidenciadas em novas e futuras necessidades empresariais ou no desenvolvimento de competências.
  O treinamento vivencial é caracterizado por fazer o participante desenvolver o seu “CHA” – Competências, Habilidades e Atitudes – durante a participação deste tipo de treinamento. Conseqüentemente a absorção do conteúdo do programa é imediata, através de vivencias e das sensações. Esta vivencia é comparada à praticada no dia-a-dia dentro da organização ou equipe, mostrando todas suas possibilidades.

O treinamento vivencial se insere no campo de ativos por fazer seus participantes colocarem a “mão na massa” com atividades racionais, praticando ativamente o programa proposto (75% de aproveitamento).
 

 

APROVEITAMENTO E RETENÇÃO DE CONTEÚDOS
COM TREINAMENTO ATIVO (VIVENCIAL E PARTICIPATIVO)

De acordo com pesquisa realizada pela Motorola University, dependendo do treinamento ser passivo ou ativo, o aproveitamento do conteúdo não passa de 5%, onde o participante assiste a palestras num ato de passividade, ao passo que pode chegar até 85% quando há participação ativa no programa de treinamento.

Neste último pode-se incluir o treinamento denominado vivencial. Este é caracterizado por fazer o participante desenvolver o seu “CHA” – Competências, Habilidades e Atitudes – durante a participação deste tipo de treinamento. Conseqüentemente a absorção do conteúdo do programa é imediata, através de vivencias e das sensações. Esta vivencia é comparada à praticada no dia-a-dia dentro da organização ou equipe, mostrando todas suas possibilidades.

 

 

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